domingo, 20 de setembro de 2009

Preços baixos e qualidade impulsionam turismo médico no Brasil

Cresce o número de estrangeiros que buscam tratamento médico no país. Cirurgia plástica responde pela maior parte dos procedimentos.

Embora outros tipos de cirurgia também atraiam pacientes ao país, é a cirurgia plástica a responsável pela maior parte. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, dos procedimentos realizados entre 2004 e 2006, cerca de 2% tinham estrangeiros como pacientes.
Segundo a consultora do Ministério do Turismo Susi Martinelli, o crescimento do Brasil como destino do turismo médico pode ser explicado por dois fatores: a qualidade dos cirurgiões plásticos, aliada aos preços, considerados competitivos se comparados a outros países.
“O Brasil tem sido há décadas o número um em cirurgia cosmética. Desde que o Ivo Pitanguy apareceu”, diz Michael Boeckle, proprietário da Cosmetic Vacations, empresa com sede nos Estados Unidos, especializada em prover cirurgias cosméticas para estrangeiros no Rio de Janeiro. Com relação aos preços, o país também leva vantagem em relação a muitos países. “O europeu pode sair de casa, fazer a viagem ao Brasil, pagar hospedagem, cirurgia, e ainda assim gastar metade do que gastaria lá apenas com o procedimento cirúrgico”, afirma Guilherme Mesquita, diretor da Perfect Cirurgia Plástica, empresa especializada em intermediar tratamentos médicos para estrangeiros no Brasil. Um procedimento cirúrgico no Brasil pode custar até 70% menos que um similar realizado nos Estados Unidos, por exemplo. “Seguramente, o que os Estados Unidos fizerem, o Brasil faz de 30% a 70% mais barato”, diz Mauro Stormovski, gerente do Consórcio Saúde Brasil, grupo de hospitais (que inclui Sírio Libanês e Samaritano, ambos de São Paulo) que atende pacientes de outros países.
De acordo com as empresas com as quais o G1 conversou, o maior fluxo é de norte-americanos e europeus. Mas outros países, como Angola e Japão, também já descobriram o país como destino médico. Entre os procedimentos mais procurados, estão o aumento de mamas, a lipoaspiração e a cirurgia do abdômen.




Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário